top of page
Buscar

As plataformas sociais estão a fazer promoções disruptivas dos seus próprios produtos.

O Natal está a chegar e pela primeira vez, as principais plataformas sociais estão a fazer grandes promoções, até mesmo em ecrã inteiro, das suas próprias ofertas de subscrição e produtos nas suas aplicações.


O que, em alguns aspectos, faz todo o sentido, maximizando a sua capacidade de alcance para impulsionar o seu negócio. Mas, noutros, parece um pouco intrusivo e, nalguns casos, até um pouco desesperado.


Em primeiro lugar, a X começou a apresentar promoções pop-up em ecrã inteiro para o X Premium, que são difíceis de eliminar no ecrã, devido ao facto de o “x” no canto superior esquerdo estar obscurecido pela cor.




Sim, o X continua a querer que as pessoas paguem para utilizar a aplicação. Apesar de a aplicação estar a perder utilizadores, e apesar de menos de 1% do seu público ter efetivamente pago o X Premium até agora.


As subscrições tinham sido um pilar fundamental do plano de crescimento inicial de Elon Musk para a X, com Musk a projetar que as subscrições da X Premium (que, nessa fase, se chamava “Twitter Blue”) aumentariam para 9 milhões de utilizadores nesta fase da sua reformulação da aplicação, trazendo milhões de dólares em receitas suplementares.


Até ao momento, estima-se que cerca de 1,3 milhões de perfis se tenham inscrito no programa.


Musk também projectou que o X Premium atingiria 104 milhões de subscritores até 2028, diluindo assim a dependência do X das receitas dos anúncios. E se a empresa ainda quiser atingir esses objectivos, vai precisar de fazer mais acções como esta aquisição em ecrã inteiro para maximizar a notoriedade.


Tal como, também, a oferta do X Premium:




Não creio que nada vá fazer com que mais milhões de pessoas se inscrevam no X Premium, que, nesta fase, não é uma oferta assim tão aliciante para a maioria. Mas o X continua empenhado em fazer com que o Premium se torne realidade e está a utilizar todos os meios possíveis na aplicação para maximizar a adesão.


A Meta também está a utilizar o seu valioso espaço publicitário para promover os seus auscultadores VR, que são a chave para as suas futuras ambições metaversais.

As you may have seen, Meta is currently running promotions at the top of the feed for the Meta Quest, both on Facebook and IG, as it seeks to attract more people to its VR experiences.

Como já deve ter visto, neste momento, a Meta está a fazer promoções no topo do feed para o Meta Quest, tanto no Facebook como no IG, à medida que procura atrair mais pessoas para as suas experiências de RV.


Embora semelhante ao X Premium, o que é difícil de vender para a Meta é o facto de ainda não existirem muitas boas razões para comprar um auricular de RV, uma vez que as experiências disponíveis não são assim tão atraentes. A tecnologia é espantosa e estão a ser lançados cada vez mais jogos e funcionalidades, o que irá sem dúvida atrair mais interesse ao longo do tempo. Mas, nesta fase, não é um gadget tecnológico obrigatório, com as aplicações de RV disponíveis ainda bastante limitadas.


Mas, de qualquer forma, expor anúncios a milhares de milhões de utilizadores não faz mal nenhum.




Por fim, o Snapchat também está a lançar promoções para o Snapchat+, diretamente nas caixas de entrada dos utilizadores.

Isso parece um pouco intrusivo, e todas estas promoções são um pouco arrogantes, fazendo com que estas aplicações pareçam mais ferramentas de compras do que plataformas sociais. Mas também são muito fáceis de ignorar. E, na era moderna, tornámo-nos muito melhores a ignorar o afluxo de promoções que são lançadas nos nossos feeds.





Mas é uma mudança interessante em ambos os sentidos, com as aplicações a tornarem-se entidades comerciais mais diretas e a transformarem-se em anunciantes de grande escala por direito próprio. E têm acesso às opções promocionais que mais chamam a atenção nas suas próprias ferramentas.


O que, provavelmente, não é uma grande tendência, mas à medida que as aplicações sociais procuram mercantilizar ainda mais as suas experiências, esta pode ser a nova norma.





 
 
 

Comments


©2024 CV CONSULTORIA E FORMAÇÃO EM MARKETING

bottom of page